Atenção às regras da Fifa

 

Empresas interessadas em lançar produtos ou campanhas publicitárias com referencias à Copa do Mundo de 2014 devem estar atentas ao Programa de Proteção às Marcas da Fifa, entidade organizadora dos jogos.

As companhias patrocinadoras do evento e a própria Fifa possuem exclusividade de uso de marcas referentes ao campeonato, como o logotipo dos jogos e a imagem do mascote oficial. Sua utilização indevida pode levar à aplicação de ações civis ou penais contra os responsáveis, alerta Roberta Jaroslavsky, diretora de Desenvolvimento Turístico e Capacitação da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo 2014 no Recife (Secopa-Recife).

“Os governos federal, estaduais e municipais assinaram termo de comprometimento do País sede com a Fifa para o cumprimento das regras”, comentou Roberta. Nas regiões no entorno dos estádios, a exibição de marcas também é restrita aos patrocinadores do evento.

Roberta destaca que todo o uso das marcas oficiais é monitorado pela Fifa tanto nos estádios quanto no comércio do país-sede e na internet. Marcas nominativas também são protegidas a exemplo de “Fifa World Cup”, “Mundial 2014”, “Brasil 2014” e “World Cup 2014”.

Além do Programa de Proteção às Marcas, Roberta recomenda que as empresas observem a Lei Geral da Copa (nº 12.663/12), que estabelece, entre outros pontos, as condições de vendas de ingresso, proteção e exploração dos direitos comerciais.

Copa do Mundo 2014

Reforço da conscientização

Em Recife, cerca de 39% dos empresários da área de marketing já estruturam ações de propaganda e publicidade relacionada ao mundial, Roberta afirma que haverá uma intensificação nas atividades da Secopa-Recife para conscientizar o empresariado quanto ao uso das marcas.

“Já trabalhamos em seminários e workshops voltados para agências de comunicação e a partir de 2013 vamos aumentar o número de ações nesse sentido”, informou.

Ela indica que empresas com dúvidas quanto à utilização das marcas e divulgação de campanhas relacionadas à Copa devem recorrer à organização do evento em cada cidade-sede ou à Fifa para mais informações.

Fonte: AMCHAM Brasil

Brazil Promotion 2013

 

A cidade de São Paulo sediará, de 6 a 8 de agosto, a maior feira de marketing promocional da América Latina: a Brazil Promotion 2013. O evento organizado pela Forma Promocional apresentará os lançamentos do ano em produtos e serviços promocionais, brindes, presentes corporativos, produtos e serviços para a realização de eventos, gráficas especializadas, agências, soluções para o ponto-de-venda, marketing digital, entre outras novidades.

Os destaques ficam por conta dos artigos para as campanhas temáticas dos grandes eventos esportivos que o Brasil sediará nos próximos anos.

A Brazil Promotion, considerada a maior lançadora de tendências e vitrine do setor promocional, chega à 11ª edição este ano. Contará com mais de 200 expositores, que ocuparão 16 mil metros quadrados do Transamérica Expo Center, na capital paulista. São esperados mais de 12 mil visitantes, incluindo profissionais com poder de decisão em empresas de diversos segmentos do mercado.

Brazil Promotion

Visitação – A visitação na Brazil Promotion é gratuita. Os interessados devem preencher pré-credenciamento no site www.brazilpromotion.com.br. No dia do evento, basta retirar o crachá de acesso na recepção. No evento, não é permitido o acesso para menores de 18 anos, nem acompanhados dos responsáveis. Os valores para a participação do seminário serão divulgados em breve no site do evento.

A Promomark estará na Brazil Promotion 2013! Venha conhecer o nosso stand!

Data: 06 a 08 de agosto
Horário: 14h às 21h
Promomark: Rua B5 – Stand 31
Local: Transamérica Expo Center – Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387
Santo Amaro – São Paulo (SP)

Mais informações sobre a feira: www.brazilpromotion.com.br

Estreante no Rio, Promomark apresenta soluções para a Copa

 

Primeira vez participando da versão itinerante da maior feira de marketing promocional no Rio de Janeiro, a empresa apresenta várias novidades para seus clientes. Para a edição carioca a empresa traz para os visitantes um produto pensado para a Copa das Confederações: as tinturas para pele nas cores que representam o Brasil – verde, amarelo, branco e azul – disponíveis em embalagens variadas, inclusive na de tampinha de garrafa.

Além desta novidade a empresa apresenta também o gloss com essência, produzido para empresas de bebidas, com a embalagem produzida no formato de tampinhas de garrafa e essência desenvolvida com características de cada bebida. No Rio os presentes poderão conhecer ainda outro tipo de gloss, em embalagem diferente em formato tubinho, totalmente personalizável, com diferentes essências e embalagens diversificadas para atender os clientes da melhor maneira.

Rafael Cabral, da Promomark, afirma que a maior vantagem de participar de uma feira desta magnitude é, sem dúvida, a possibilidade de poder encontrar no mesmo espaço uma grande concentração de visitantes de qualidade. “Também é maior durante as feiras a disponibilidade de clientes potenciais. Eles estão lá para conhecerem os produtos e, dependendo da qualidade de atendimento e apresentação, fazerem negócios”.

A participação no Rio será uma grande oportunidade para a empresa apresentar diferentes produtos e possíveis ações relacionadas ao esporte que é paixão nacional. “A cidade será sede da Copa das Confederações e da Copa do Mundo, portanto é a escolha ideal para a realização da feira e apresentação de nossos produtos”, complementa Cabral.

A Brazil Promotion Road Show Rio de Janeiro acontece no dia 28 de maio e é patrocinada pelo MIB Group (composto pelas marcas: Marin’s, EcoSystem, Infoshade, Floresta Lamá e Signature Olfactive), Raizler Magnéticos, IBC Cartões e SetuGroup.

Saiba mais em http://brazilpromotion.com.br/roadshow2013/rj/rj.htm.

Coca-Cola faz intervenção urbana em prol da água

 

A Coca-Cola Brasil instalou chuveiros fictícios com fios de silicone que imitam a água, no Rio de Janeiro. O motivo da ação, realizada no Dia Mundial da Água (22/03), foi chamar atenção da população sobre o desperdício de água, no ano escolhido pela ONU para marcar a importância da cooperação pela água.

A ação de marketing promocional aconteceu no Largo da Carioca, na Avenida Rio Branco, na Praia de Botafogo e nos elevadores da sede da empresa.

A reação das pessoas ao se depararem com o chuveiro, supostamente aberto, foi registrada em um vídeo parte da campanha de conscientização da Coca-Cola Brasil.

Coca-Cola possui o melhor índice de uso de água da indústria de bebidas

A gestão eficiente da água é uma preocupação antiga da Coca-Cola Brasil que nos últimos dez anos reduziu em 25% a quantidade de água por litro de bebida produzida, tendo o melhor índice da indústria de bebidas.

Segundo Ilton Azevedo, diretor de meio ambiente da empresa, ‘A água é o principal ingrediente das nossas bebidas, e, por isso, tem papel destacado no gerenciamento dos nossos processos industriais.’

Fonte: Promoview

Dia Mundial da Água

 

O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas por meio da resolução A/RES/47/193 de 21/02 de 1993, declarando todo o dia 22/03 de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas (DMA), para ser observado a partir de 1993, de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas no capítulo 18 (Recursos hídricos) da Agenda 21.

Dia Mundial da Água

Nesse período vários Estados foram convidados, como se fosse mais apropriado no contexto nacional, a realizar no dia, atividades concretas que promovam a conscientização pública por meio de publicações e difusão de documentários e a organização de conferências, mesas redondas, seminários e exposições relacionadas à conservação e desenvolvimento dos recursos hídricos e/ou a implementação das recomendações proposta pela Agenda 21.

A cada ano, uma agência diferente das Nações Unidas produz um kit para imprensa sobre o DMA que é distribuído nas redes de agências contatadas. Este kit tem como objetivos, além de focar a atenção nas necessidades, tocar assuntos relacionados a problemas de abastecimento de água potável, aumentar a consciência pública sobre a importância de conservação, preservação e proteção da água, fontes e suprimentos de água potável, aumentar a consciência dos governos, de agências internacionais, organizações não-governamentais e setor privado.

Brazil Promotion Road Show – Campinas

A primeira das três exposições da Brazil Promotion Road Show 2013 será realizada na cidade de Campinas, no dia 20 de março, no Espaço Guanabara, e pretende reunir cerca de 30 expositores da área de marketing promocional.

O Road Show é uma exposição de apenas um dia, voltada para os profissionais que realizam ações promocionais, campanhas e eventos corporativos, e que passa por algumas das principais cidades brasileiras, levando novidades e lançamentos do setor. Campinas, a única cidade do interior a receber a exposição, foi escolhida para abrir a versão itinerante da feira, que vem para a cidade pela quinta vez.

O credenciamento para visitar a feira já está disponível. Os interessados devem se inscrever no site do evento, www.brazilpromotion.com.br/roadshow2013. A exposição tem entrada gratuita aos profissionais do segmento. Para se inscrever, são solicitadas informações como o nº do CNPJ e CPF. Aos estudantes e autônomos será solicitado somente o CPF. O credenciamento também pode ser feito no dia do evento, na recepção.

Chocofest terá patrocínio da Avianca

A Avianca será a companhia aérea patrocinadora do Chocofest 2013. A empresa se destacará durante o desfile de Páscoa “Um Chocoamor à Terra”, que terá a presença do mascote “Avi”, do Programa Amigo da Avianca.

Chocofest

“O Chocofest é um evento grandioso e que enche os olhos de adultos e crianças. Temos certeza que será uma parceria de sucesso e uma ótima oportunidade para que nossos clientes desfrutem das belezas e dos encantos de Gramado”, afirma o vice-presidente comercial e de marketing da Avianca, Tarcísio Gargioni.

Os desfiles ocorrerão nos dias 16, 23 e 30/03, sempre às 17 horas, e 24/03, às 11h30.

Fonte: Rafael Massadar  / Mercado & Eventos

Programa Auto Esporte vira marca de evento automotivo em SP

Duas empresas se unem para criar, já em 2013, um novo evento no setor automotivo. A Rede Globo e a Reed Exhibitions Alcantara Machado lançarão, amanhã (21/02), no Hotel Hyatt, na capital paulista, o Auto Esporte Expo Show.

Auto Esporte

Com foco em tuning, dragsters e hot rods, a feira procura atender à crescente demanda de empresas ligadas à personalização de veículos, segundo a Reed, que também é responsável pelo Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. Além disso, o AutoEsporte Expo Show terá espaço para carros clássicos.

O Auto Esporte ExpoShow acontecerá em São Paulo, paralelamente à etapa final do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1.

Fonte: Globo.com

Coca-Cola transformará PET em novos assentos para estádios da Copa

Parceira oficial da Fifa desde 1974, a Coca-Cola lança uma campanha para a doação de garrafas PET que serão utilizadas no revestimento de assentos a serem instalados em estádios que abrigarão jogos da Copa do Mundo 2014, no Brasil.

A coleta do PET será estimulada por meio de uma campanha de engajamento criada pela Wieden+Kennedy São Paulo e estrelada pelo apresentador Luciano Huck, pela jogadora Marta e pelo líder do movimento dos catadores de materiais recicláveis no Rio de Janeiro, Tião Santos. A coleta das garrafas PET contará com auxílio de cooperativas de reciclagem apoiadas pela Coca-Cola Brasil e o material coletado será encaminhado para o fabricante dos assentos.

Em média cada 100 garrafas de 600 ml recicladas fazem um assento de PET. Previsão de instalação de 6.700 assentos com tecido de PET reciclado no Maracanã, 3.000 assentos de PET reciclado no Mineirão e 5% dos assentos general admission serão de PET reciclado no Estádio Nacional de Brasília. As instalações estão sujeitas à viabilidade técnica de cada projeto de adaptação dos estádios para a Copa do Mundo da FIFA.

O objetivo da campanha é incentivar ações de sustentabilidade entre a população. Em recente pesquisa realizada pela FIFA, 92% dos brasileiros entrevistados disseram que a Copa do Mundo deve ser realizada de forma sustentável. Para mais dados e informações sobre os postos de coleta acesse o site da Coca-Cola.